Funções do DOS - Comando DEL

DOS

O DOS, sigla para Disk OperatingSystem ou sistema operacional em disco, foi o ponto de partida para vários sistemas operativos.Como você sabe, os sistemas operacionais Microsoft, já possuem em suas instalações emuladores desse sistema, conhecidos como “Prompt de Comando DOS”.

O Prompt de Comando é um recurso do Windows que fornece um ponto de entrada para digitar comandos do MS‑DOS (Sistema Operacional de Disco da Microsoft) e outros comandos do computador.

O mais importante é o fato de que, ao digitar comandos, você pode executar tarefas no computador sem usar a interface gráfica do Windows.

Existem vários comandos que podemos usar nessa lendária ferramenta, entre elas:

Comando Interno DEL(ERASE)

O comando DEL ou ERASE apaga arquivos de um diretório e coloca como disponível o espaço em disco que estava previamente em uso. Seja cauteloso na exclusão de arquivos. Uma vez excluído um arquivo ele estará excluído para sempre, a menos que você possua um utilitário de recuperação (no caso do DOS o utilitário responsável pela recuperação é o comando externo UNDELETE). Se ocorrem várias operações no disco, o utilitário poderá simplesmente não efetuar a recuperação do arquivo.

FORMATO DO COMANDO DEL:

DEL [unidade:\caminho\]arquivo(s) [opções]

Exemplo:

A:\>del *.BAK

O comando irá excluir todos os arquivos que tenham qualquer nome principal e que possua a extensão .BAK

A:\>del EXPLOSIV.???

O comando irá excluir os arquivos que tenham o nome principal EXPLOSIV e com qualquer extensão.

USANDO PARÂMETROS:

O comando DEL contém um parâmetro para auxiliar na exclusão de muitos arquivos.

/P - O parâmetro solicita a confirmação para a extensão do arquivo.

OBS: Caso você solicite o comando DEL *.*, o DOS irá excluir todos os arquivos existentes, antes porém ele solicita confirmação para exclusão.

0 comentários:

Postar um comentário